Identificação Externa é um serviço oferecido à população pelo Instituto de Identificação, que consiste em visitas domiciliares ou institucionais à pessoas comprovadamente impossibilitadas de se dirigirem a uma unidade de identificação para solicitar seu documento de identidade.

Nessas visitas são coletadas as digitais do requerente e são recolhidos seus documentos. Se toda documentação estiver correta, o prazo para a entrega da carteira de identidade é de 5 dias úteis. A celeridade na confecção destas carteiras se justifica pela gravidade do quadro, geralmente de saúde frágil, do requerente.

Para requerer esse serviço personalizado, oferecido pelo Instituto de Identificação à população, a própria pessoa ou algum responsável por ela deve dirigir-se ao Instituto de Identificação ou preencher o formulário abaixo para apresentar:

Encaminhamento social, declaração ou atestado de doença, invalidez, etc emitido por profissional competente, que comprove a impossibilidade de deslocamento do requerente ao posto de identificação;

• Original e cópia da certidão de Casamento ou Nascimento, conforme o estado civil do requerente

• Comprovante de endereço; e

• Uma foto 3×4 recente.

PAGAMENTO DE TAXA: As solicitações de carteira de identidade segunda via são confeccionadas mediante pagamento de taxa equivalente a 28,89. O boleto é entregue a quem vier solicitar esse serviço e após ser pago deve ser devolvido, no momento da coleta das digitais, a equipe de dactiloscopista, que se deslocarão até ao local.