Luis Ribeiro Ramos, aos 66 anos, o primeiro documento de sua vida, a Certidão de Nascimento

392

Luiz Ribeiro Ramos “nasceu”para a sociedade civil e o poder público na quinta-feira (20) quando obteve,aos 66 anos, o primeiro documento de sua vida, a Certidão de Nascimento .

Coordenadora da Comissão de Investigação de Desaparecidos da SSP, Simone de Jesus conta que estava de férias quando soube da história,mesmo assim agilizou para que tivesse início o trabalho de investigação. Coletadas as impressões digitais de
Luiz verificou-se que o nome mencionado por ele como sendo seu e as marcas pessoais eram inexistentes no cadastro de pessoas físicas de Goiás. Procura semelhante foi realizada em Minas Gerais, mas a resposta também foi negativa. Luiz afirma ter nascido em Uberaba no dia 23 de junho de 1953.
Diante disso, Simone acionou a DPE-GO na esperança de que algo pudesse ser feito para que aquela pessoa fosse inserida à sociedade e pudesse garantir seus direitos e benefícios sociais. “Quando estive no lugar que ele mora a primeira coisa que veio à minha cabeça foi o poema O Bicho, de Manuel Bandeira”, contou ela. O caso caiu nas mãos do defensor público Thiago Ordones Rêgo Bicalho que decidiu requerer o registro tardio de nascimento de Luiz baseado no Provimento 28 do Conselho Nacional de Justiça em vigor desde fevereiro de 2013.
“Com a certidão ele vira cidadão. Hoje, para ter dignidade, ele precisa de ajuda.”
Embora Luiz dissesse que seus pais são Maria Rosa Pedrina e José Ribeiro, na certidão de nascimento que o transformou
num cidadão não consta a filiação, apenas nome, o local e a data de nascimento como prevê o Provimento 28 do CNJ. Na quinta-feira, logo após retirar sua
Certidão de Nascimento, Luiz foi levado ao Instituto de Identificação da Polícia Civil para obter a Carteira de Identidade. Nos próximos dias vai tirar também o CPF. “Queremos garantir algum tipo de benefício social para ele”, explica o defensor público Tiago Ordones Bicalho.

Por Malu Longomalu.longo@opopular.com.br, disponível em: www.opopular.com.br