#dicasIIGoiás | Documentação para o ENEM

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O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio é a porta de entrada para quem quer fazer um curso superior.

O primeiro passo é a inscrição do candidato ao exame. As inscrições para o ENEM 2019 já foram realizadas e encerradas e durante a inscrição, o candidato precisou utilizar os dados pessoais para realiza-lá. Mas muito além de lembrar de todo conteúdo estudado é imprescindível lembrar de levar o seu documento de identificação com foto e original, sem ele você não fará a prova. Serão aceitos carteira de identidade, identificação de conselhos de classes, carteira de trabalho, passaporte, certificado de reservista e carteira de habilitação. Outros documentos ou cópias, mesmo que autenticadas, serão rejeitadas. Em caso de perda, furto ou extravio do documento de identificação, o Boletim de Ocorrência pode ser apresentado.

Se você precisar emitir a 2ª via da Carteira de Identidade (o seu RG), não deixe para última hora. Se você estiver em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade e Senador Canedo precisará fazer o agendamento para emissão da carteira em um vaptvupt – pelo site do VAPTVUPT, o que pode aumentar o prazo de espera. Após realizar o cadastro presencial no posto de coleta, o prazo de entrega é de até 15 dias e você pode acompanhar no mesmo site. Caso comprove a necessidade do documento para fazer o ENEM, reforce o caso ao atendente, assim, o prazo pode reduzir para 10 dias úteis.

Tudo certo e documentos em mãos! Agora é só ter calma. Não esqueça de conferir o cartão de prova e chegar no local com antecedência, coma alimentos leves na véspera da prova, leve ao menos 2 canetas pretas de material transparente, desligue o celular, confira se os seus dados na prova estão corretos e se o caderno de questões está completo e, mais uma vez lembre-se do documento de identificação com foto.

Nós do Instituto de Identificação da Polícia Civil do Estado de Goiás, desejamos uma ótima prova.