NOTA OFICIAL DO INSTITUTO DE IDENTIFICAÇÃO SOBRE AS CARTEIRAS DE IDENTIDADE

447

Em face da modernização do Instituto de Identificação da Polícia Civil, em especial nos sistemas de identificação civil e criminal, várias situações contribuíram para a demora na entrega das carteiras de identidades.

Podemos citar o fim do contrato por orientação da PGE, o consórcio de empresas lideradas pela integradora OKI ficou 01 ano e 04 meses proibida de implementar o projeto “Goiás Biométrico” por decisão judicial, isto afetou o desenvolvimento e implementação do Workflow do sistema, afetando diretamente as etapas do processo de emissão do documento.

Citamos ainda a dificuldade operacional de nossos servidores e dos Vapt- Vupts com o novo sistema, agora totalmente digital, demandando de nossa parte grande dedicação na formação e capacitação em relação a eles. Soma-se a isso a mudança procedimental de vários órgãos públicos e privados, os quais passaram a exigir validade máxima do documento de identidade de 10 anos, seja para viagens rodoviárias ou aéreas, para necessidades bancárias, INSS, entre outros, impactando no fluxo de nossas emissões. Além disso, crianças e adolescentes que utilizavam rotineiramente certidões de nascimento como documentos de identidade agora também precisam apresentar a carteira de Identidade, que é sem duvida um instrumento de cidadania e o único que garante a unicidade.

Estamos fazendo todo o esforço para superarmos as dificuldades e a partir de dezembro resolveremos uma etapa importante do processo, inaugurando a Central de Emissão de Documentos Oficiais, com isso esperamos dar maior fluidez ao processo e reduzirmos os novos prazos que estabelecemos a partir de hoje, com várias modalidades:

 

ADIANTAMENTOS (emergências) requeridos nos Vapts-                                    10 dias úteis

 

CONSERTOS                              15 dias úteis

 

GOIANIA – normal                      30 dias úteis

 

INTERIOR – normal                    50 dias úteis

 

URGÊNCIA (comprovada) casos de saúde, viagem, emprego e etc –

O Atendimento direto na sede do Instituto de Identificação, onde será resolvido.